terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Machado de Assis

É impressionante o frescor da obra literária de Machado de Assis. Nesse período de férias, andei passeando pelos seus contos. Trago aqui um trecho de um dos meus preferidos, porém pouco conhecido: "O Cônego ou Metafísica do Estilo". Trata-se da narrativa do processo de criação de um sermão de casamento. 


"(...) Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas vamos por este, que é onde nascem os substantivos. Os adjetivos nascem no da esquerda. Descoberta minha, que, ainda assim, não é a principal, mas a base dela, como se vai ver. Sim, meu senhor, os adjetivos nascem de um lado, e os substantivos de outro, e toda a sorte de vocábulos está assim dividida por motivo da diferença sexual...
- Sexual?
Sim, minha senhora, sexual. As palavras têm sexo. Estou acabando a minha grande memória psicolexicológica, em que exponho e demonstro esta descoberta. Palavras tem sexo.
- Mas, então, amam-se umas às outras?
Amam-se umas às outras. E casam-se. O casamento delas é o que chamamos de estilo." 

                                                   Machado de Assis em: Várias Histórias
  

2 comentários:

Lucas disse...

Construir é reconhecer a poesia... a emoção surpreende a razão na busca infinda da poesia e do sentido, onde as palavras brincam e se amam, nos tocando.
Parabéns!

Marcela disse...

E nos alimentando e regozijando..Ah! As palavras!
Brigadim.
Abraço.