terça-feira, 28 de junho de 2011

Bisa bia, bisa Bel

Este livro mora nas minhas memórias literárias infantis e nao sei que anzol o pescou e o trouxe, fulgurante, aos meus pensamentos.
Talvez tenha sido o efeito de um dos filmes vistos na mostra de cinema francês. Em "Os nomes do Amor" o protagonista conversa com o seu menino, o menino que foi um dia, e que o habita (e mora dentro da gente prá sempre). O encontro dele com o passado, talvez tenha me remetido ao livro da Ana Maria Machado.. náo sei..vai entender o emaranhado de pensamentos que nos assalta?

"Bisa bia, bisa Bel" é um livro para crianças. Foi meu primeiro alumbramento literário juvenil, lido na fase pré-adolescente (naquele tempo, lá pelos idos da década de 80, criança lia livro para criança, vestia-se como criança, ouvia música para criança..).
A protagonista (Bel), uma pré-adolescente, encontra a foto de sua bisavó (Bia) quando menina. O suficiente para a imaginaçao tomar conta do pedaço. A partir daí, a bisavó a acompanha ao colégio, nas brincadeiras, no carro, em todos os lugares porque a bisavó mora dentro dela. Posteriormente, chega a bisneta (Beta) que também toma assento dentro dela. Passado, presente e futuro se encontram e papeiam muito. Dá-se o encontro de gerações, com o choque e o apaziguamento entre elas.
Trava-se a luta entre a voz que diz sim e a que diz náo; entre a vontade e a censura; entre o que somos e o que fomos e, neste processo, a Bel, na sua meninice, vai se construindo..
É um livro de leitura leve e fluida, mas também de reflexóes profundas.

2 comentários:

LARA disse...

É um livro para crianças que as mães adoram...Pelo menos eu...srssrs

Marcela disse...

E quem náo é mãe também(eu).rsrs. abraço.