quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fado & Samba

Enquanto as lojas de cds das grandes cidades estão, lamentavelmente, fechando as portas, por aqui, a Vox segue firme nos brindando com diamantes do nosso cancioneiro.
 Minhas últimas aquisições foram preciosas e totalmente fortuitas. Vi na vitrine um cd de fado da Maria João Quadros. Entrei, ouvi e me alumbrei! Foi assim que se deu o meu encontro (ou reencontro) com a matriz musical lusitana, cujo lirismo corre, antigo, nas minhas veias. O título do cd é "Fado Mulato" e era o último na loja.

A outra aquisição foi "Quando o canto é reza" da Roberta Sá & Trio Madeira. Como está madura essa menina! Neste álbum ela se lava nas águas dos Orixás e lava a alma da gente na matriz africana, que também pulsa, ancestral, nas minhas veias. São ritmos brasileiros como coco, maxixe, afoxé e samba de roda.

Acabei trazendo para casa duas intérpretes tão distantes musicalmente e geograficamente, mas que se encontram e dialogam na história da formação de um povo único e deliciosamente misturado.

Nenhum comentário: