sábado, 3 de setembro de 2011

Chico


 Como diz uma amiga querida, chique é ser simples. Chico esbanja simplicidade no novo cd, a começar pelo título: "Chico". Simples e chique, como ele. Sem conseguir me desvencilhar da idolatria: uma foto de capa linda, em preto e branco, singela e iluminada.
Achei "Chico" o álbum mais confessional de sua carreira. Nunca encontrei tanta pessoalidade nas letras, um Chico com a alma exposta (ou um pedacinho dela). O mito se mostrando humano. O homem maduro, surpreendido por um amor jovem, nao o recusa. A chegada do amor e seus paradoxos: alegria, furor, medo e incertezas.
O disco não gravita só em torno do Chico sentimental, já o meu post sim.
Muito sábio, Chico! Nao é qualquer um que, no seu lugar, viveria uma paixão. Eu desconfio que a angústia ou o escapismo diante da inexorável passagem do tempo, aconteça com mais intensidade para aqueles que recusaram a vida, para quem viveu encastelado em si mesmo por medo da desconhecida aventura de viver.
Ao fim da viagem, a saciedade vem para quem lançou seu barco ao mar, sujeitando-se às intempéries e às brisas, colheu tempestades e amores, viu paisagens e perigos, navegou inteiro no mar diário e enorme, de lirismo, de perigo, de mistério. E quanto mais rica a viagem, mais se refaz, se constrói, se transforma o homem.
Deve ser bem melhor do que passar a vida amarrado ao cais.
           

 Vida longa e feliz, Chico!

7 comentários:

Carla disse...

Se Chico cantasse pra mim, acho que morreria...rs..,feliz é a Thais.

fabiano disse...

Marcela
Sou suspeito para tecer algum comentário sobre o Chico, confesso que quando ouvi o CD pela primeira vez senti falta de um Chico cantado pra gente, falando da vida, um Chico mais político, mas logo depois percebi o quanto egoísta eu fui. No mesmo dia ouvi por várias vezes..., o Chico nunca se furtou em descrever o cotidiano em suas músicas, ultimamente falou das cidades, depois especificamente falou do Rio de Janeiro, e por que não um Chico romântico? Deixa o “nosso guri” cantar seus amores, cantar e nos encantar.
Sempre Chico, Salve Chico.
BRAVO!!!

Parabéns a escrevinhadora pelos seus comentários.

Marcela disse...

Chico também povoa o meu imaginário..Só nao coloco um poster no meu quarto porque, nesta altura do campeonato, iria soar meio ridículo.
Também nao achei o cd nenhuma obra-prima, nem sei se alguma das cançoes ficarao registradas na memória, mas gostei do que ouvi. Além da diversidade de estilos, das melodias elaboradas, dos versos primorosos, senti um Chico gente como a gente. Nao o vi tão romântico, Fabiano. Percebi sobretudo um homem expondo sentimentos (algo inusitado para alguém que mantém a vida pessoal trancada à sete chaves).
E um disco novo do Chico é sempre esperado e náo decepciona. Sempre sua fina ironia, harmonia impecável e sua genialidade nas letras.
Alguns versos valem o disco: "meu coraçao, que você sem pensar, ora brinca de inflar, ora esmaga, igual que nem fole de acordeão, tipo assim num baião do Gonzaga".
bjs e boa semaninha a todos.

Marcela disse...

Fabiano, não comentei o cd. São apenas algumas reflexões que ele me trouxe. bjs.

fabiano disse...

Marcela
Além dos seus comentários, é claro, adorei a possibilidade de colocar um poster em seu quarto (rs rs rs rs rs), e olha que já sofri muita gozação devido minha “relação” com Chico, nem ligo.

Edinha disse...

Cada vez admiro mais essa escrevinhadora. Também amo Chico e poder desfrutar de seus comentários é realmente um privilégio.
Tem selinho pra vc passe por lá, bjsss Queridissima Marcela

Marcela disse...

Edinha, privilégio é vê-la por aqui. É uma honra receber sua visita (e ainda traz presentinho). Quanta gentileza! Obrigadíssima pelo carinho! bjs.