domingo, 4 de setembro de 2011

Saramago fala sobre o amor

Penso saber que o amor não tem nada que ver com a idade, como acontece com qualquer outro sentimento. Quando se fala de uma época a que se chamaria de descoberta do amor, eu penso que essa é uma maneira redutora de ver as relações entre as pessoas vivas. O que acontece é que há toda uma história nem sempre feliz do amor que faz que seja entendido que o amor numa certa idade seja natural, e que noutra idade extrema poderia ser ridículo. Isso é uma ideia que ofende a disponibilidade de entrega de uma pessoa a outra, que é em que consiste o amor.

Eu não digo isto por ter a minha idade e a relação de amor que vivo. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo. Normalmente, quem tem ideias que não vão neste sentido, e que tendem a menosprezar o amor como factor de realização total e pessoal, são aqueles que não tiveram o privilégio de vivê-lo, aqueles a quem não aconteceu esse mistério. 

            José Saramago, in "Revista Máxima, Outubro 1990"

6 comentários:

Júlio disse...

Um homem pode ser ateu e ainda assim acreditar na capacidade humana de amar. Amor não vem só de Deus. Vi o filme, e me surpreendi com a grandeza deste homem, de sua mulher e de sua relação.

Anônimo disse...

Simplemente um excelente escritor, sublime, em outras palavras, um gênio...Lindo!!! Amar é maravilhoso!! Bjss.
Carla

Anônimo disse...

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar" J.Saramago
Um bom dia, linda!!

Marcela disse...

Júlio, vc sabe onde encontrar o dvd do filme? Já procurei por todos os lugares..parece que náo foi distribuído no Brasil.

Saramago é mesmo brilhante! Fala com lucidez e poesia sobre todos os assuntos. Amo!!!
Bjs a todos.

Júlio disse...

Marcela, esse filme eu vi numa sala em São Paulo, já procurei na internet mais infelizmente eu não encontrei ele pra baixar!!

Marcela disse...

Que lástima! Ficarei na torcida para que, um dia, esteja acessível. Gracias. abraço.