terça-feira, 5 de novembro de 2013

Solidões

Eles têm razão
essa felicidade
pelo menos com maiúscula
                                           não existe
ah, mas se existisse com minúscula
seria semelhante à nossa breve
                                                pré-solidão

depois da alegria vem a solidão
depois da plenitude vem a solidão
depois do amor vem a solidão

já sei que é uma pobre deformação
mas o certo é que nesse durável minuto
a gente se sente
                        só no mundo

sem posses
sem pretextos
sem abraços
sem rancores
sem as coisas que unem ou separam
e nesta única maneira de estar só
a gente sequer tem piedade de si mesmo

os dados objetivos são como segue
há dez centímetros de silêncio
            entre tuas mãos e minhas mãos
uma fronteira de palavras não ditas
           entre teus lábios e meus lábios
e algo que brilha um pouco triste
           entre teus olhos e meus olhos

claro que a solidão não vem sozinha

se a gente olha por sobre o ombro seco
de nossas solidões
vê um longo e compacto impossível
um singelo respeito por terceiros ou quartos
esse percalço de ser boa gente

depois da alegria
depois da plenitude
depois do amor
                        vem a solidão

está certo
              mas
o que virá depois
da solidão

às vezes não me sinto
                                 tão só
se imagino
ou melhor se sei
que além da minha solidão
                                          e da tua
ainda estás aí
mesmo que se perguntando sozinha
o que virá depois
                           da solidão.

           Mario Benedetti em: "O Amor, as mulheres e a vida - Antologia de poemas de amor

Nenhum comentário: